Curiosidade? O que é isso?
quarta-feira, 19 de agosto de 2015 by M.V Santos in




 


Provavelmente muitos de vocês já ouviram esse ditado: "A curiosidade matou o gato." 

Pois bem, isso é uma verdade? A resposta é: Talvez. 
Nesse caso, a curiosidade felina, da-se nesse pequeno ditado de uma forma bem simples. Na Europa, a galera não curtia muito ter gatos pretos por perto por que, bem, segundo alguns mitos ou, para quem acredita, verdades, os gatos de cor preta trazem azar e maus agouros. E dai você já imagina né? Juntar católicos do sec. XXV com mitos não é algo agradável... Lembram das "Bruxas"? Então, não era lá uma coisa muito legal. Por isso, as pessoas naquela época armavam armadilhas para os pobres felinos que, por seu instinto curioso... Morriam. E foi assim que a curiosidade matou o pobre do gatinho. 

MAS... Não para por ai né candango. A curiosidade realmente poderia ter matado o felino de outras formas. Seja explorando algum lugar em busca de comida, ou até, tentando aprender formas de lidar com os problemas da vida animal. 

A "curiosidade" é algo que SIM, pertence a todos os seres. E sobrevoando um pouco os ares da filosofia, ser curioso, até certo ponto, é muito bom. Afinal, tentando entender, explorar e investigar, é que conseguimos expandir nossa visão de mundo.  Ou seja, ampliar as perspectivas que um individuo ou grupo tem sobre determinada coisa.





E é isso? A curiosidade para só por ai? Obviamente que não. Se somos curiosos logo fazemos o mundo andar. Da uma boa olhada na cara desses malucos ai. Eles são a prova de mais uma das conclusões que eu posso tirar da curiosidade. Que ela pode também ser chamada de: "Vontade de decifrar." Não digo decifrar, no que se desrespeita a qualquer coisa e sim, decifrar aquilo que lhe enche os olhos e nitidamente precisa ser explicado de alguma forma, seja pra você ou pro mundo. Sendo o ato de investigar, explorar, aprender, formas aprimoradas do que inicialmente era apenas uma "pulga por de trás da orelha."

Não se tem muita explicação pro que se desrespeita a curiosidade humana a não ser associa-lá a uma palavra: Desconhecido. A necessidade que o homem (como ser) tem de ultrapassar limites, adentrar territórios desconhecidos em busca de um "esclarecimento" esta, sem duvida, ligada a sua curiosidade. Seja no cientifico, social, econômico, a curiosidade tem uma única coisa como consequência: Descobertas. Agora, se elas são boas ou ruins vai depender simplesmente do intuito e do que alguém esta procurando.
Afinal, ninguém quer um Xereta por perto, não é? Aquele maldito vizinho escroto que fica da janela te observando igual a urubu esperando a oportunidade de comer sua carniça, HAHAHAHA. 

É isso pessoal. Falamos um tiquinho sobre curiosidade aqui e espero que tenham gostado. Esse é o primeiro post então, tenham um pouco de piedade. Aquele abraço do Viegas! Boa dia, tarde, e noite, Até a próxima! 


Postar um comentário