Invenções? O que é isso?
quinta-feira, 20 de agosto de 2015 by M.V Santos in



Fala galera, aqui é o Viegas trazendo novamente mais algumas curiosidades pra vocês! Pois bem, muitos que viram o tema de hoje podem pensar: "Caraca, ele vai falar de coisa séria";"Nossa, sera que vai ser algo como teoria das cordas?";"Hmm,,, Aquele lance do fogo, roda e blablabla?". Minha resposta é categoricamente: Não. 

Hoje falarei sobre invenções  que influenciaram, ou, ainda continuam influenciando o dia a dia de todos no mundo. Mas, não se preocupem, aqueles que gostam um pouco mais de história, biologia, física, química e afins, terão alguns "O que é isso" específicos. Então... Vamos nessa.




Brincadeiras a parte, muitas pessoas nesse mundão tem milhares de ideias a todo momento. Porém, algumas delas, ou boa parte, nem sempre tem o resultado final desejado dessas mesmas ideias, o que não quer dizer que é um final ruim. Algumas das maiores invenções da atualidade surgiram assim, pequenos acidentes em busca de um resultado que no final ocasionou um outro resultado tão relevante quanto o anterior. E, bem... aqui vai um deles. 



Esse querido parça semi-calvo abrindo um pequeno "forno" é Percy Spencer. Nosso amigo Spencer desenvolveu algo que nos dias de hoje é uma maravilha. O microondas.
Percy era engenheiro de um conglomerado empresarial, ou seja, muitas empresas que se juntaram e formaram uma corporação. Esse "conglomerado se chamava" Raytheon Corporation e lá, entre a década de quarenta e cinquenta, nosso querido engenheiro Percy Spencer desenvolvia alguns trabalhos com um aparelho chamado Magnetron, que não é a fusão do Magneto com o Ultron... 
Esse aparelho emitia microondas, que pra quem não sabe, são ondas que se assemelham bastante com as ondas de rádio. Contudo, entretanto, todavia, porém... Enquanto trabalhava com o magnetrom, nosso amigo Percy percebeu que alguns alimentos que ele trazia para sua sala após horas de trabalho se aqueciam facilmente perto daquele tal filho do Magneto com o Ultron.  
Dai, vocês já conseguem imaginar o que aconteceu. Algum tempo depois Percy passou de engenheiro a inovador da industria alimentícia. Criando o primeiro microondas que, só por curiosidade, pesava em torno de 340Kg. Pesadinho, né? 






Como já diz a imagem, agora falaremos sobre essa figuraça, Hans Lipperhey. Esse tio de bigode e barba de bode foi bem importante para a próxima invenção que iremos falar. Lipperhey nasceu em Wesel, Alemanha nos anos 70 de 1500. Era um importante fabricante de lentes na região dos países baixos e bem, sua importante contribuição tem muito a ver com essas lentes. 







Mas, quem realmente consagrou as lentes de Lipperhey foi esse barbudo segurando uma luneta ai. Ninguém mais, ninguém menos que Galileu Fucking Galillei. E sobre Galilleu , o que falar? Né?
O cara era simplesmente um MITO, além de aproveitar e optimizar o trabalho de Lipperhey, Fucking Galileu, desenvolveu uma das principais teorias que contribuíram pra a desmitificação da astronomia de sua época o Heliocentrismo.  E só para ilustrar, não tinha nenhum Helio no centro de ninguém não. Heliocentrismo é a teoria de que o sol esta no centro do nosso sistema "solar", um pouco redundante eu sei. 
É gente... Galileu era realmente bem sinistro. Quando ele soube do pequeno "telescópio" de Hans  ficou bastante interessado na ideia. 





O telescópio do sujeito de bigode e cavanhaque, Lipperhey, tinha uma leve capacidade de ampliar o tamanho das coisas. Já o de Galileu... inicialmente, o primeiro protótipo, já aumentava três, eu disse três, vezes mais do que o de Hans Lipperhey. Já o seu segundo conseguia aumentar trinta vezes o tamanho de qualquer objéto. Sem se esforçar, Galileu apenas brincando de ser um gênio.
E bem, graças ao barbudo grisalho sentado nessa foto ai em cima. A humanidade foi capaz de dar diversos saltos em astronomia, astrologia, astrofísica dentro outras ciências que cabem estudar e utilizar sua invenção. Para vocês terem uma noção, tem até Radiotelescópio... Mas, é um assunto um tanto quanto "nerd" demais pra se discutir aqui.  E essa foi a contribuição dele, o jovem Galileu.





É... de todos que eu falei, até agora, esse é um dos caras os quais eu mais respeito. Essa imagem acima é a sua invenção, seu nome é de um típico estadunidense, John Vicent. Esse estadunidense de origem Búlgara John Atanasoff, foi o pai do primeiro computador eletrônico do mundo. E seu filho, assim como toda criança, também tinha um nome: "Colossus".



"Meu pc, Bitches!"




O senhor Atanasoff criou seu querido trabuco gigante, também chamado de primeiro computador eletrônico, para suprir certas necessidades bélicas da época. Ou seja, em 1939 com o inicio da segunda guerra mundial, a galera queria sempre estar na frente tecnologicamente. Foi ai que esse pesquisador britânico entra na jogada com essa nova criação. O Colussus tinha objetivos claros, com o seu "grande" tambor de armazenamento de memória essa maquina de guerra conseguia decifrar códigos, calcular trajetórias balísticas e trabalhar sem dificuldades com linguagem binária. O engraçado... é que hoje em dia com uma calculadora dá pra fazer praticamente tudo isso HAHAA. 
Sem via de duvidas temos que agradecer ao senhor John Vicent por sua humilde criação. Pois sem ele... Talvez demorasse ainda um tiquinho para chegar aos computadores que temos hoje. 







Acho que esse e um dos mais relevantes também. E não... aquilo ali não é uma panela de pressão com rodas, embora seja bem parecida com isso. Bem, como já devem ver eu vou falar de uma das mais importantes invenções de todas... O automóvel.

Tudo começou, mais ou menos, no meado do século XVII com um Jesuíta chamado Ferdinand Verbiest. 



Tio Ferd... Amigo meu de longas datas, era matemático, cientista, astrônomo e mais mil coisas como quase todos os figurões importantes de sua época. Havia chegado à china lá por 1600 e pouco, afim de exercer seu cargo de Missionário Jesuíta. Assim que chegou na terra do pastel de flango foi convocado para estar presente em Pequim devido ao seu vasto conhecimento, o cara não era pouca coisa não, né?  E bem, fez por merecer... Além de conseguir provar para o imperador da época que a astronomia europeia era mais exata, também ficou responsável por refazer o calendário Chines, e mais para frente reformou o Observatório de Pequim. 

Mas... O que Verbiest tem a ver com a criação do automóvel? Pois bem, segundo alguns relatos Ferdinand foi o primeiro a desenvolver, em menor escala, o primeiro automóvel a vapor não tripulado do mundo. E seu único objetivo era "entreter" o atual imperador da china. 






É... mas o bigodudo ai em cima não deixa barato. Esse é Nicolas-Joseph Cugnot. E ai sim... esse foi o primeiro homem que desenvolveu o projeto do primeiro automóvel a vapor tripulado do mundo. E como todos aqui citados, Cugnot, também teve uma história. Nos anos de 1765, ano da morte de Luis de Bourbon, Nicolas era engenheiro militar do Governo Frânces. Responsável pelo transporte de canhões através da utilização de maquinas a vapor, também contribuiu para a transformação dos movimentos dos primeiros pistões em movimentos giratórios, o que possibilitava os primeiros sistemas automotivos a funcionarem. 




Pois bem galera... Acho que por hoje é só. Obrigado por quem leu e se gostarem... Deixem seus comentários dizendo suas opiniões ou o que poderia estar aqui nessa pequena lista. Por gentileza, se inscrevam aqui no blog pra receberem notificações de quando eu irei postar, me deem essa seguindo por aqui também, Plox. Um abraço do Viegas, e uma Boa noite, tarde e dia a todos! 









Postar um comentário